BLOG DO EDINHO SOARES: MUNICÍPIO DE OROBÓ GANHA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

quarta-feira, 1 de julho de 2015

MUNICÍPIO DE OROBÓ GANHA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

Estação Meteorológica - Sítio Salobro/Orobó
A Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco, em parceria com a prefeitura de Orobó, com o total apoio do prefeito Cléber Chaparral, instalou no município uma Estação Meteorológica. A Estação Meteorológica foi instalada no Sítio Salobro, próximo a cidade.

UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

As estações meteorológicas são fundamentais para o planejamento agrícola, aumentando as chances de sucesso e evitando perdas por adversidades climáticas.
O resultado mais conhecido da meteorologia é a previsão do tempo, divulgada diariamente pela mídia, mas esta área do conhecimento gera informações indispensáveis para o setor agrícola.

COMO FUNCIONA

Uma estação meteorológica automática coleta, de minuto em minuto, as informações meteorológicas – temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar – representativas da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do Inmet, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, por meio de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados. Além disto, os dados são disponibilizados gratuitamente, em tempo real, no site do Inmet, para a elaboração de previsão do tempo e dos produtos meteorológicos diversos de interesse de usuários setoriais, do público em geral e para uma vasta gama de aplicações em pesquisa nas áreas de meteorologia, hidrologia e oceanografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.