BLOG DO EDINHO SOARES: OROBÓ: COMEMORAÇÃO DO DIA DA MULHER

sexta-feira, 8 de março de 2013

OROBÓ: COMEMORAÇÃO DO DIA DA MULHER


  No dia Internacional da mulher a cidade de Orobó e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais prepararam atividades diversificadas como exposições de faixas e de fotografias de duas grandes mulheres: Julita e Severina do Sindicato e desfiles pelas ruas da cidade acompanhada pela banda de pífanos.
Prefeito Chaparral recebendo o carinho do povão - Vereador Manuel Mariano - Vice Prefeito Dui do Bujão e o Vereador Junior de Chã do Rocha
  O evento teve início as 9:00hs da manhã em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orobó. A Secretaria de Assistência Social esteve presente, como também a Secretaria de Obras, dando apoio total.

  Várias faixas com dizeres de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher foram espalhadas pelas ruas de nossa cidade. 
Distribuição de àgua mineral aos participantes do Evento em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher - Orobó/PE.
   A prefeitura apoiou de várias formas o evento em comemoração ao dia Internacional da Mulher, distribuindo: ÀGUA, LANCHES, BONÉNS, FAIXAS ENTRE OUTROS. O prefeito Chaparral estava muito contente com a grande participação popular.
Quadra de Eventos no Centro da Cidade de Orobó
 Dia Internacional da Mulher – Você sabia que o Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março por causa das manifestações de russas por melhores condições de vida e de trabalho em 1917? De lá para cá, muita coisa mudou: as mulheres foram ganhando cada vez mais espaço e voz na sociedade e passaram a ter muitas conquistas, como o direito básico ao voto e cargos de chefia no mercado de trabalho. Décadas se passaram e já é possível ver mulheres no cargo mais alto de um país liderando o Estado. Conheça mais sobre esta data comemorativa!
  A ideia de celebrar o dia da mulher, depois da revolução das russas, foi adotada nos Estados Unidos e Europa. Inspirada nas manifestações, outras mulheres espalhadas pelo mundo uniram-se para conquistar mais direitos, por melhores condições e vida e principalmente pelo direito ao voto.

  Durante o stalinismo, na União Soviética, o Dia da Mulher virou um método de propaganda partidária, durante a década de 1920. Nos demais países da Europa a data foi caindo no esquecimento e voltou à tona apenas na década de 1960, quando o movimento feminista voltou a ganhar força pela luta de direitos e igualdade social.

  Contudo, ao passar dos anos, a data ganhou um sentido comercial e festivo, em que se homenageiam as mulheres com presentes, brindes e descontos nas lojas. É costume também algumas empresas entregarem rosas vermelhas às funcionárias, mas poucos sabem que este gesto era feito em lembrança das operárias russas de 1917.

  O dia foi oficialmente marcado como Dia internacional da Mulher apenas em 1977, quando as Nações Unidas decretou que este dia seria em lembrança das lutas e conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
Dia Internacional da Mulher – Crenças e mitos

  Pesquisas científicas tentam traçar o perfil das mulheres atuais. Mesmo com as conquistas que instituíram este dia, ainda existem tabus e crenças sobre alguns comportamentos femininos, como mulheres são mais emocionais, elas não tem senso de direção ou gostam menos de sexo do que os homens.

  Outro mito é de que as mulheres não se dão bem assumindo cargos de liderança, por este justamente o lado emocional mais exposto e de que elas são mais dependentes dos homens. Esta crença cai por terra quando analisado o número de mulheres que chefiam famílias, que estão transformando o mundo em uma sociedade matriarcal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.