BLOG DO EDINHO SOARES: CHEFE DE POLÍCIA IRANIANA É DEMITIDO APÓS MORTE DE BLOGUEIRO ANTIRREGIME

sábado, 1 de dezembro de 2012

CHEFE DE POLÍCIA IRANIANA É DEMITIDO APÓS MORTE DE BLOGUEIRO ANTIRREGIME

A polícia iraniana decidiu demitir Mohammad Hasan Shokrian, chefe da divisão de cibercrimes do país, em sequência à morte de um blogueiro antirregime durante o período que passou em custódia policial.
Sattar Beheshi, 35, foi detido no final de outubro por cometer "cibercrimes" e levado a uma prisão ao norte de Teerã.
Antes de ser preso, Beheshti relatou em seu blog que estava sendo ameaçado pelas autoridades por postar conteúdo antirregime. Segundo parentes, a polícia o deteve em sua casa, numa periferia pobre ao sul de Teerã.
Dias após a sua prisão, a família foi convocada, por telefone, a "comprar um túmulo" e retirar o corpo, de acordo com o relato de parentes a sites oposicionistas. Segundo os mesmos sites, o cadáver tinha todos os membros quebrados.
O caso teve repercussão internacional após ter sido denunciado pela ONG Anistia Internacional. Foi também alvo de críticas internas. Em meio às denúncias, o Parlamento da República Islâmica abriu uma investigação sobre o caso.
A agência iraniana Fars informou neste sábado que Shokrian foi demitido por "falta de supervisão e falhas no desempenho dos funcionários sob o seu comando.
 Fonte - Agência de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.