BLOG DO EDINHO SOARES: MENSAGEM NO FACEBOOK LEVA HOMEM À CADEIA

domingo, 4 de março de 2018

MENSAGEM NO FACEBOOK LEVA HOMEM À CADEIA

Mensagem no Facebook leva homem a ser condenado por terrorismo em Londres

Um homem foi condenado pela corte de Kingston Crown, em Londres, por encorajar o terrorismo e apoiar uma organização terrorista, agindo como um recrutador do Estado Islâmico. Uma mensagem no Facebook foi o ponto de partida que levou Mohammed Kamal Hussain a ser sentenciado a sete anos de prisão.

A investigação teve início quando um homem contatou as autoridades após receber uma mensagem na que o conclamava a se juntar ao grupo extremista.

A polícia descobriu que Hussain, de 28 anos, era o autor dos textos, tendo postado diversos tipos de conteúdo elogiando o grupo terrorista.  O caso foi enviado à divisão antiterrorista da polícia metropolitana de Londres e ele foi preso em junho de 2017.

Segundo a imprensa britânica, Hussain havia criado um perfil no Facebook onde encorajava internautas a se unirem ao Estado Islâmico. Em seu computador também foram encontradas receitas para a fabricação de bombas.

Nascido em Bangladesh, Hussain teve o seu pedido de renovação de visto de permanência no Reino Unido recusado em 2014, mas continuou no país ilegalmente.

De acordo com Dean Hay, comandante da Polícia Metropolitana de Londres, o caso só teve esse fim por conta da iniciativa de um cidadão em denunciar o que lhe parecia suspeito.
“Ele poderia ter ignorado a mensagem de Hussain, mas tirou uma foto dela e contatou as autoridades britânicas imediatamente”, afirmou.

A polícia da Inglaterra disponibiliza uma plataforma online para denúncias de atividades suspeitas ligadas ao terrorismo, em que cidadãos podem se informar a respeito dos conteúdos considerados de risco e indicar atividades terroristas anonimamente.
Yahoo Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.