BLOG DO EDINHO SOARES: INFORMAÇÃO DE QUE MILITARES REVISTARAM CRIANÇAS NO RIO AGORA É FALSA; FOTO TEM 23 ANOS

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

INFORMAÇÃO DE QUE MILITARES REVISTARAM CRIANÇAS NO RIO AGORA É FALSA; FOTO TEM 23 ANOS


Marcia Foletto/ O Globo
Uma foto ganhou força na internet depois que o governo federal decretou intervenção na área da segurança pública no Rio de Janeiro, o que fez com que as Forças Armadas assumissem a responsabilidade do comando das Polícias Civil e Militar no estado.

A imagem, que circula nas redes sociais, mostra militares armados revistando crianças pequenas que vestem uniforme escolar. Junto a ela a seguinte legenda: “Isso não pode ser real, é surreal. A pior imagem que você vai ver hoje. O exército brasileiro humilhando crianças.” Em apenas um perfil no Facebook, já são quase 45 mil compartilhamentos e mais de 14 mil curtidas em poucos dias.

A foto, no entanto, é de 1994. De autoria da fotógrafa Márcia Foletto, foi capa do jornal O Globo em 23 de novembro daquele ano. As crianças foram fotografadas em uma das entradas da favela Santa Marta, em Botafogo e chegaram a dar entrevistas ao jornal.
Reprodução/Acervo Jornal O Globo
A legenda original da foto dizia o seguinte: “Soldados revistam escolares num dos acessos ao Dona Marta para descobrir se alguns deles estão sendo enganados e usados para transportar drogas”. Na ocasião, o comandante da operação, general Câmara Senna, afirmou que era impossível evitar um ou outro excesso. “Não somos um batalhão de assistentes sociais”, disse.

No dia seguinte à publicação da foto, O Globo fez uma reportagem com alguns dos meninos identificados na imagem. Iuri Edmar de Souza da Silva, então com 9 anos e aluno da 1ª série do Ensino Fundamental, disse que estava ajudando a avó a vender cachorros-quentes e que já havia sido revistado por militares. “Não acho certo. Nem me disseram porque estavam mexendo nas minhas coisas. Pior é que, se voltarem, vão fazer tudo de novo”.

Carlos Alexandre Oliveira Fernandes, então com 11 anos, disse que já havia sido revistado – não pelo Exército, mas pela Polícia Militar. “Melhor ser revistado pelo Exército que pela PM. Os policiais dão cascudo na gente”, contou o menino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.