BLOG DO EDINHO SOARES: CARNAVAL: CONHEÇA SUA HISTÓRIA

domingo, 4 de fevereiro de 2018

CARNAVAL: CONHEÇA SUA HISTÓRIA


A manifestação cultural profana de origem europeia denominada CARNAVAL, que com o passar dos séculos que foi importado ao Brasil se fortalece e trazem traços e símbolos adaptados a cultura nacional também propicia a visitação de turistas (inclusive europeus). No Brasil, pode-se dizer que o carnaval é multicultural pois cada local tem uma comemoração diferenciada. No Sudeste como Rio de Janeiro e São Paulo, as escolas de samba atravessam a avenida do sambódromo desfilando em busca de maior pontuação na competição visando ser a campeã. No nordeste, Salvador – BA é conhecida por seus trios elétricos com os cantores baianos tocando Axé para as pessoas que estão dentro do cordão de isolamento (com os abadás) ou fora (pessoas também conhecidas como “pipoca”).
 
Em Pernambuco está no livro dos recordes (Guinness book) por possuir o maior bloco de carnaval de rua – O GALO DA MADRUGADA em Recife. Mas não é só a capital pernambucana (Recife) que tem destaque nacional por seu carnaval, a cidade de Olinda (tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade, e que através de votação nacional detém o título de primeira capital brasileira da cultura) é conhecida internacionalmente pelo carnaval de rua subindo e descendo ladeiras ao seguir as troças carnavalescas ao som do frevo que foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) desde 5 de dezembro de 2012.
 
Outra cidade pernambucana conhecida pela manifestação popular nesse período é Bezerros através dos Papangus.

A cidade pernambucana de Garanhuns já sediou durante o carnaval, festivais de Jazz e hoje tem o foco no carnaval de bairros que futuramente o Blogativo irá publicar a promoção.

Confira as principais características dos sete carnavais mais populares do Brasil, segundo a Assessoria de Comunicação do Ministério do TURISMO em 2014:

RIO DE JANEIRO
Nenhuma cidade no mundo é capaz de atrair mais a atenção de turistas do que o Rio de Janeiro, onde a folia já começa logo após a virada do ano, nos ensaios técnicos das escolas de samba. Dos blocos de rua às festas de clubes o ponto alto do carnaval carioca é o desfile das escolas de samba na Marquês do Sapucaí, com o grupo especial, que acontece na segunda e terça-feira de carnaval.

SÃO PAULO
Na maior metrópole do país, os festejos são muito parecidos com os que acontecem no Rio. Luxo, e beleza das escolas de samba e ainda os desfile de blocos e festas em clubes. No sábado acontece o desfile do grupo especial de São Paulo, no sambódromo do Anhembi.

SALVADOR
Na Bahia o carnaval é o ano todo. O axé é o ritmo que embala os baiano, mas há um a mistura de sons. Os blocos uniformizados acompanham os trios elétricos na orla.  Os abadás identificam os blocos, mas têm muita gente pulando sem abadás, em volta dos blocos e sem a proteção dos cordões de isolamento.

OLINDA
Na cidade pernambucana de Olinda, as sombrinhas do frevo e do maracatu ganham destaque. Os dias de festa começam com o desfile de bonecos gigantes conhecidos como mamulengos, acompanhado de diversos blocos de rua como o Sala de Justiça e o Bacalhau do Batata, que fecha o carnaval na quarta-feira de cinzas.

RECIFE
Há pouco quilômetros de distância de Olinda, as marchinhas e o ritmo do frevo também agitam a capital pernambucana de Recife, que também apresenta as atrações dos trios elétricos. O famoso bloco Galo da Madruga, que sai na manhã de sábado é já foi considerado um dos maiores blocos carnavalescos do mundo, é um momento único do carnaval recifense.

DIAMANTINA
Os blocos do Bartucada e a Bat Caverna fazem a festa pelas ruas da históricas da cidade, onde está a maior concentração de jovens universitários. Eles lotam pousadas e repúblicas para curtir as festas onde o ponto de encontro é a praça do mercado velho.

OURO PRETO
As ladeiras de paralelepípedos da cidade também ficam agitadas com blocos como Zé Pereira e Clube dos Lacaios e seus bonecos gigantes.

FLORIANÓPOLIS
Durante o carnaval, Florianópolis fica tomada pelos blocos de sujos (homens vestidos com roupas femininas) que curtem os desfiles pelas ruas centrais da cidade. O ponto alto das festa é o desfile das escolas de samba, na passarela Nego Quirido. Festas em clubes também são bem populares.

FORTALEZA
Além das festas de rua e dos desfiles de blocos, o carnaval cearense também apresenta como opção jazz e blues, com a realização do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga, na Serra de Guaramiranga.
Do Blogativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.