BLOG DO EDINHO SOARES: PRÓXIMA QUINTA-FEIRA COMEÇARÁ A FESTA DE SÃO JOSÉ, EM OROBÓ

segunda-feira, 13 de março de 2017

PRÓXIMA QUINTA-FEIRA COMEÇARÁ A FESTA DE SÃO JOSÉ, EM OROBÓ

Na próxima quinta-feira, 16 de março iniciará a Tradicional Festa de São José, Padroeiro do Bairro São José, em Orobó. A abertura dos festejos começará com a Noite dedicada a Bandeira, com a procissão saindo da Rua 4 de Outubro, (Residência de Dona Ivonete do saudoso Nino), para a Capela do Santo Padroeiro, onde será celebrada a Santa Missa.

O dia da Festa

Domingo, dia 19 de Março será o dia principal da festa no Bairro São José, em Orobó. onde teremos um dia festivo, com a alvorada e repique de sinos às 5h, e às 18h, solene procissão da imagem percorrendo todo o bairro, com a participação de todo o povo cristão, e após a celebração, teremos um grandioso leilão, em prol da construção de um salão para a catequese.

19 de março – Dia de São José

Do esposo de Maria sabemos somente aquilo que nos dizem os evangelistas Mateus e Lucas, mas é o que basta para colocar esse incomparável “homem justo” na mais alta cátedra de santidade e de nossa devoção, logo abaixo da Mãe de Jesus.

Venerado desde os primeiros séculos no Oriente, seu culto se difundiu no Ocidente somente no século IX, mas num crescendo não igual ao de outros santos. Em 1621, Gregório XV declarou de preceito a festa litúrgica deste dia; Pio IX elegeu são José padroeiro da Igreja, e os papas sucessivos o enriqueceram de outros títulos, instituindo uma segunda comemoração no dia 1º de maio, ligada a seu modesto e nobre ofício de artesão.

O privilégio de ser pai adotivo do Messias constitui o título mais alto concedido a um homem.
O extraordinário evento da Anunciação e da divina maternidade de Maria – da qual foi advertido pelo anjo depois da sofrida decisão de repudiar a esposa – coloca são José sob uma luz de simpatia humana, em razão do papel de devoto defensor da incolumidade da Virgem Mãe, mistério prenunciado pelos profetas, mas acima da inteligência humana.

Resolvido o angustiante dilema, José não se questiona. Cumpre as prescrições da lei: dirige-se a Belém para recenseamento, assiste Maria no parto, acolhe os pastores e os reis Magos com útil disponibilidade, conduz a salvo Maria e o Menino para subtraí-lo do sanguinário Herodes, depois volta à laboriosa quietude da casinha de Nazaré, partilhando alegrias e dores comuns a todos os pais de família que deviam ganhar o pão com o suor de sua fronte. Nós o revemos na ansiosa procura de Jesus, que ele conduz ao templo por ter cumprido os 12 anos de idade.

Enfim, o Evangelho se despede dele com uma imagem rica de significado, que coloca mais de um tema para nossa reflexão: Jesus, o filho de Deus, o Messias esperado, obedece a ele e a Maria, crescendo em sabedoria, idade e graça.

São José e os Salesianos

Jesus Cristo é a principal fonte de inspiração dos salesianos: nossa ‘Regra viva’, nosso ‘modelo’, ‘Pastor’ e ‘Guia’, nossa ‘Meta’. A leitura do Evangelho nos torna mais conscientes da importáncia da sua presença e da sua força em nossas vidas.

Maria, a Mãe de Jesus, é a patrona principal da nossa Congregação. Mostrou a Dom Bosco o seu campo de apostolado entre os jovens e foi sua guia constante e seu apoio no trabalho, de modo especial, na fundação da Congregação. Em sua honra, Dom Bosco fundou com Maria Mazarello o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora como testemunho vivo de gratidão.
Cremos que Ela está presente em nossas vidas e nós entregamos a Ela para sermos testemunhas mais verazes do amor ilimitado do seu Filho aos jovens. 

São José é outro dos centros de inspiração dos salesianos. Sua humilde aceitação do plano do Pai na história da salvação, sua constante dedicação a Jesus e a Maria através do trabalho de carpinteiro e sua influência na formação de Jesus adolescente, são razões pelas quais o invocamos como patrono, esforçando-nos por viver a nossa vocação e a nossa missão de hoje.

Fonte: Paulinas e SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.