BLOG DO EDINHO SOARES: 29 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO - VEJA A PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS EM OROBÓ

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

29 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO - VEJA A PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS EM OROBÓ

É comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o TABAGISMO é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

Essa doença afeta também as pessoas que não fumam diretamente também correm sérios perigos. Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, principalmente as crianças que são as maiores vítimas. Tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas.

Fumar durante a gravidez traz sérios riscos para saúde da mulher e do feto. Abortos espontâneos, nascimento prematuros, bebês de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e sangramento.

A secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de combate ao fumo. Através deste convidamos toda população Oroboense para palestra educativa em uma das nossas Unidade Básica de Saúde (PSF).

No dia 31/08/2016 às 14:00 horas no PSF Manoel Aprígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.