BLOG DO EDINHO SOARES: ROBINHO, PELO BEM DO FUTEBOL, PARE DE JOGAR

terça-feira, 7 de junho de 2016

ROBINHO, PELO BEM DO FUTEBOL, PARE DE JOGAR

Foi um escândalo o que se viu em Sport e Atlético-MG, 4 a 4, no último domingo (5), pelo Brasileiro. Culpa, em primeiro lugar, da deslealdade de Robinho, e, em segundo, da incompetência do árbitro Rodrigo Nunes de Sá, do Rio de Janeiro.

Os dois pênaltis que valeram gols para o Galo não existiram de jeito nenhum. Só na imaginação fértil do jogador, para encenar os lances, e na cabeça do apitador, que viu algo onde não teve nada e, então, materializou as penalidades.

Fosse um esporte sério, controlado por gente séria, e o confronto seria anulado. Sim, porque tudo que ocorreu após os 29 minutos, tempo do primeiro pênalti, acabou contaminado. Desdobramentos a partir de uma ação inexistente, que desequilibrou tudo.

No primeiro pênalti, Durval escorregou e Robinho aproveitou para se projetar sobre o corpo do zagueiro. O segundo foi patético. Robinho entrou na área, Serginho RELOU nele e o atacante caiu como tivesse sofrido um mal súbito.

Veja bem, há um equívoco comum nas análises sobre pênaltis. É normal ouvir gente dizendo “houve contato”. Sim, mas é preciso notar se foi o suficiente para derrubar. E, tem mais, o futebol é ou não é um “esporte de contato”?

É triste ver, ainda, a convicção com que o juiz assinala as infrações. Fica claro que, definitivamente, Rodrigo Nunes de Sá não sabe o que é um pênalti. Alguém com esse nível de compreensão do jogo é tão perigoso como um macaco portando uma metralhadora.

Por fim, uso Robinho como exemplo, mas poderia enquadrar a maioria dos jogadores, de todos os times (vale para Atlético, Coritiba e Paraná). Simulam adoidado. Criam um jogo que não existe. Choram uma marcação num duelo, se beneficiam mais pra frente.

E, assim, o futebol vai vivendo de fantasia. Da pior maneira possível.

Reportagem - André Pugliesi/Gazeta do Povo Blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.