BLOG DO EDINHO SOARES: 1º SEMINÁRIO DA CAJUCULTURA DO AGRESTE SETENTRIONAL DE PERNAMBUCO

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

1º SEMINÁRIO DA CAJUCULTURA DO AGRESTE SETENTRIONAL DE PERNAMBUCO

As cidades de Casinhas e Surubim, no agreste pernambucano, sediam na próxima terça (24) e quarta-feira (25) o I Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional. A iniciativa é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, e em parceria com as prefeituras de Casinhas, Surubim, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Bom Jardim e Frei Miguelinho. No dia 24, o seminário acontece em Surubim, na Escola Técnica Senador Antônio Farias. No dia seguinte, será realizado em Casinhas, na Câmara de Vereadores.

A programação do evento constará de palestras, debates e oficinas. "O seminário visa discutir os primeiros passos no qual vários municípios do nosso Agreste, inclusive Casinhas, estão empenhados na tentativa de soerguer economicamente a cajucultura em nossa região com a introdução do caju anão precoce. Questões muito importantes serão colocadas em pauta, como a substituição dos pomares antigos, que chamamos de 'pé franco', o processamento industrial, a produção de mudas, clones e manejos do cajueiro, dentre outras", explicou Walter Borges, que encabeça junto com a Embrapa o planejamento geral do evento.

UNIDOS PELA CAJUCULTURA — No final do mês de junho deste ano, um grupo formado por alguns gestores municipais do Agreste Setentrional (Rosineide Barbosa, de Casinhas; Túlio Vieira, Surubim; Daniel Almeida, Vertente do Lério; Alex Robevam, Santa Maria do Cambucá; e o vice-prefeito Antônio Belarmino, Bom Jardim) visitaram o Campo Experimental da Embrapa, na cidade de Pacajus, no Ceará. Juntos, eles conheceram de perto como é realizado o cultivo e manejo do cajueiro anão, para posterior introdução das técnicas em seus municípios de origem.

Já no mês seguinte, uma comitiva liderada pela prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa (formada por vereadores, assessores e agricultores do município), realizou uma visita técnica à microrregião de Picos, no Piauí. O objetivo da viagem foi conhecer o canteiro de mudas de caju anão precoce da Codevasf e os êxitos da experiência daquele estado no aproveitamento do fruto do cajueiro. Na volta, a prefeita implantou a primeira área experimental do cajueiro anão precoce na zona rural de Casinhas — exemplo que também deverá ser seguido por outros municípios da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.