BLOG DO EDINHO SOARES: OROBÓ AGORA ESTÁ MAIS PERTO DO CORAÇÃO

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

OROBÓ AGORA ESTÁ MAIS PERTO DO CORAÇÃO

Localizada a 118 km do Recife, no Agreste Setentrional, Orobó também acolheu com muito calor humano e emoção meus livros Perto do coração e Reféns da seca, lançados, ontem, na Câmara Municipal com o seu plenário lotado. Entre os presentes, o prefeito Cléber Chaparral (PSD), o deputado estadual José Maurício (PP) e o vice-prefeito Dui do Bujão (PTB), além de praticamente todos os vereadores.
Também encontrei por lá lideranças de alguns municípios próximos, como o ex-vereador Wilson França, de João Alfredo, leitores do blog e ouvintes do Frente a Frente do município e região. Antes da noite de autógrafos, o vice-prefeito Dui do Bujão, rompido com o prefeito e pré-candidato a prefeito nas eleições do ano que vem, me ofereceu um jantar em sua chácara, num sítio bem próximo ao centro da cidade.
Ali, depois de desfrutar de um cardápio bem regional, como cuscuz, tapioca, macaxeira e galinha caipira, entre tantos convidados do anfitrião, conhece uma grande figura: seu Biu Amador, 78 anos, que saiu do seu sítio para o jantar apenas para me conhecer, ouvinte assíduo que é do meu programa Frente a Frente. Uma belíssima figura, que me surpreendeu com um presente: um baita jerimum, produzido em seu sítio.
Após o evento, o prefeito Chaparral, por sua vez, reuniu a sua equipe e vereadores da sua base para um jantar num simpático restaurante da cidade, prolongando minha agradável estada na cidade, uma das mais politizadas do Agreste. Ali, deu para perceber que as pessoas não têm outra prática diária para exercitar a resistência dialética do que debater os cenários da política nacional, regional e local.
Antes deste blogueiro bater um papo sobre a conjuntura nacional a Câmara de Vereadores realizou uma sessão, sob a batuta do seu presidente Biu Abreu, passando em seguida a palavra ao prefeito. Entre os vereadores presentes Lia Mãe de Chaparral, Jairo de Orlando, Junior de Chã do Rocha, Eduardo do Cimento, Lúcio Ramos, David Aguiar, Doutor Jorge, Conceição Arruda, Manuel Mariano e Zezé Jaca.
História - A ocupação inicial de Orobó deu-se por povoadores vindos de Paudalho. Destaca-se Manoel José de Aguiar, que se instalou próximo a uma fonte de água, então chamada de Olho d´Água das Bestas, pois era costume a utilização da fonte como bebedouro dos animais. Este viria a ser o primeiro nome do município.
Para desenvolver a agricultura, com destaque para a cana-de-açúcar, procederam-se as queimadas. A região passou a ser conhecida como Queimadas. A povoação começou a surgir na parte alta, sob jurisdição de Bom Jardim.
 A Lei Municipal nº 21, de 7 de setembro de 1914, criou o Distrito das Queimadas, que passou à condição de Vila, pela Lei de nº 47, de 16 de setembro de 1925. Pela Lei Estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928, assinada pelo governador Estácio de Albuquerque Coimbra, a vila das Queimadas foi elevada à categoria de Município e a sede, à de cidade.
 Pelo Decreto-Lei 311 de 2 de março de 1938, foi efetuada uma revisão da toponímia dos municípios brasileiros, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Município passou a denominar-se “Orobó”, devido à existência de outro município na Bahia com o nome de Queimadas. Orobó é o nome de um riacho, afluente do Rio Tracunhaém, que corta o município no sentido oeste-leste.









 










Reportagem Magno Martins - Fotos do blog de Edinho Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.