BLOG DO EDINHO SOARES: MOVIMENTO INCENTIVA A COMPRA DE PEQUENOS NEGÓCIOS PARA FORTALECER A ECONOMIA

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

MOVIMENTO INCENTIVA A COMPRA DE PEQUENOS NEGÓCIOS PARA FORTALECER A ECONOMIA

Iniciativa liderada pelo SEBRAE estimula a população a concentrar o consumo no dia 5 de outubro em micro e pequenas empresas.

Em uma iniciativa inédita, foi lançado no dia 5 de agosto em todo o País um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.
“Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total de empresas brasileiras, respondem por 27% do PIB no Brasil e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.

“Esta iniciativa possibilita a inserção de uma pauta positiva para o país, através do estímulo a uma atitude de consumo cidadã contribuindo para uma sociedade econômica e socialmente justa e ambientalmente responsável. Comprar do pequeno negócio, dado as suas características de produção e operação, além da geração de trabalho e renda, promove o desenvolvimento sustentado dos territórios”, enfatiza o superintendente do Sebrae em Pernambuco, Oswaldo Ramos.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera cinco razões para comprar dessas empresas:

1 – É perto da sua casa
2 – É responsável por 52% dos empregos formais em todo o país
3 – O dinheiro fica no seu bairro
4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade
5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

No hotsite, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.

O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio haverá campanhas na mídia, nas redes sociais e a distribuição de kits gratuitos para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores. “A expectativa é que o 5 de Outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia brasileira”, ressalta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Os beneficiários diretos de todas as ações propostas pelo projeto são MEI, microempresa, empresa de pequeno porte e produtor rural. Assim, o segmento de pequeno negócio está representado e são alvo do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Capacitação e vendas - Na programação de ações do Movimento previstas até o Dia da Pequena empresa, comemorado em 05 de outubro, estão ações de capacitação e de mercado que têm o intuito de preparar o empreendedor e de promover vendas e contratações para os pequenos negócios, fortalecendo essa data como o dia de comprar dos pequenos negócios. Elas serão realizadas em todo o estado.
Além de ações de promoção e divulgação do Movimento compre do Pequeno Negócio.

#compredopequeno é a hastag utilizada nas redes sociais para divulgar essa ação.
Mais informações para a imprensa:

SEBRAE : Janete Lopes (81) 2101.8499 | 99928.6307(Whatsapp) | jlopes@pe.sebrae.com.br  www.compredopequeno.com.br |www.pe.sebrae.com.br | www.pe.agenciasebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.