BLOG DO EDINHO SOARES: PREFEITO DE OROBÓ ACOMPANHA ROMEIROS EM VIAGEM AO JUAZEIRO DO NORTE

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

PREFEITO DE OROBÓ ACOMPANHA ROMEIROS EM VIAGEM AO JUAZEIRO DO NORTE

Como acontece todos os anos o município de Orobó, como outras cidades do nordeste, vivem momentos de fé e romarias ao Juazeiro do Norte.
Os romeiros de Orobó, este ano em grande quantidade, ou seja, mais de 300 oroboenses se deslocaram aquela cidade para La reverenciar o Santo Padre Cícero, no último final de semana, viagem esta, patrocinada pelos amigos do prefeito Chaparral. O prefeito Chaparral, fez questão de acompanhar o seu povo nesta viagem que somou um total de 5 ônibus.
Juazeiro do Norte e suas romarias
Há 120 anos, quando era apenas um vilarejo com poucas casas e pouca gente, e  já sob a liderança espiritual do Padre Cícero, o povo já viajava com destino ao Local. Desde que, no dia 1º de março de 1889, quando aconteceu no povoado um fato fora do comum, curiosos passaram a vir de todos os lugares atraídos pela notícia de que hóstias consagradas estavam se transformando em sangue na boca de uma beata.
A religiosa era Maria de Araújo, sendo que a primeira e várias outras consagrações da hóstia se deu pelas mãos do Padre Cícero. “Quando dei à beata Maria de Araújo a sagrada forma, logo que a depositei em sua boca imediatamente transformou-se em porção de sangue, que uma parte ela engoliu, servindo-lhe de comunhão, e a outra correu pela toalha, caindo algum no chão…”, narrou, na época, o sacerdote que preferiu optar pelo silêncio naquele momento.
Entretanto, quatro meses depois o padre Francisco Monteiro, no púlpito da capela onde o fenômeno ocorreu, precipitou a informação diante de três mil pessoas que vieram de Crato na romaria idealizada e chefiada por ele para adorar os panos tintos de sangue. O anúncio desencadeou a famosa e polêmica questão religiosa de Juazeiro do Norte, que martirizou a vida de Padre Cícero e da Beata, mas foi o embrião das grandes romarias responsáveis pela atração de cerca de 2,5 milhões de fiéis por ano ao município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.