BLOG DO EDINHO SOARES: EUROPA DIZ NÃO PARA A MADEIRA ILEGAL DO BRASIL

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

EUROPA DIZ NÃO PARA A MADEIRA ILEGAL DO BRASIL

Em maio deste ano, o Greenpeace mostrou alguns métodos utilizados por empresas para fazer com que a madeira extraída ilegalmente da Amazônia seja vendida como se fosse legal no mercado nacional e internacional.

Em outra recente investigação, realizada em outubro, na região oeste do Pará, com a ajuda de rastreadores de GPS instalados em caminhões madeireiros, nós conseguimos rastear a rota desses veículos, desde a área de extração ilegal, em regiões remotas de floresta, até a entrada em serrarias da região de Santarém. Uma das empresas expostas nesta ação foi a Rainbow Trading, que exporta madeira saqueada da Amazônia brasileira para o continente europeu.

Como resultado destes trabalhos, diversas empresas da Europa já fecharam suas portas para a negociante brasileira. A Rainbow Trading teve seis containeres bloqueados pelas autoridades belgas  e sua madeira está impedida de entrar no mercado até que as autoridades competentes investiguem a fundo esses carregamentos.

O mercado está dando seu recado: madeira produzida a partir da destruição da Amazônia não entra! Agora, é preciso que o Governo Federal comece a fazer sua parte.

As falhas e fraudes do atual sistema de controle estimulam a prática ilegal e predatória, alimentando a degradação florestal e o desmatamento. Isto não pode continuar! O governo federal tem o poder de mudar essa situação, mas está ignorando os alertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.