BLOG DO EDINHO SOARES: ARMANDO GARANTE RESTRUTURAÇÃO DO CEASA

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

ARMANDO GARANTE RESTRUTURAÇÃO DO CEASA

A principal central de distribuição de alimentos do Estado vive uma das maiores crises de sua história. Mergulhado no abandono, o Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) é um verdadeiro exemplo do descaso do governo do Estado: desorganização, sujeira, taxas abusivas,falta de segurança. Em visita ao tradicional Ceasa, na manhã desta quinta-feira (2), o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) ouviu queixas de comerciantes e consumidores e garantiu que vai fazer uma grande reestruturação no centro.

As principais reclamações são direcionadas à direção do Ceasa, acusada pelos cerca de 1.300 comerciantes instalados no local de abuso de poder. Entre as queixas mais recorrentes, a falta de higiene foi uma das mais ouvidas por Armando. "Aqui a gente encontra, à luz do dia, ratos, baratas e escorpiões. Levando-se em consideração que são pragas noturnas, se aparecem durante o dia, é porque já é superpopulação", disse a culinarista Aparecida Alves, 32 anos.

Os comerciantes também reclamam da cobrança de taxa abusivas que não são devidamente utilizadas na prestação de serviços. Como no caso da segurança, por exemplo. O permissionário Sérgio Leitão denúncia que no galpão onde trabalha câmeras de segurança foram instaladas pelos próprios comerciantes. "Isso apesar da taxa que pagamos. Não há um vigilante sequer aqui, nem de dia nem de noite", denuncia.

O comerciante de bananas Jeremias Souza tem outra queixa. Segundo ele, diariamente é obrigado, assim como os outros permissionários, a providenciar a lavagem das caixas de plástico que acondicionam as frutas ao custo de R$ 0,45 por unidade. "Somos obrigados a lavar as caixas e pagar por isso. Só que muitas vezes as caixas nem são lavadas porque não dá tempo. Vivemos em uma ditadura disfarçada."

Após visitar seis galpões, Armando falou de suas propostas para mudar esse quadro. "Precisamos fazer uma verdadeira restruturação aqui. Melhorar as condições de trabalho e de circulação e rever o valor das taxas para um patamar mais adequado são medidas que têm que ser implementadas", afirmou o candidato, após café da manhã tomado no tradicional Restaurante do Biu.

Armando ainda informou que vai propiciar a oferta de cursos de manipulação de alimentos para que os produtos sejam comercializados de maneira correta. "E também vamos trabalhar junto ao Sistema S e o Pronatec para capacitar os trabalhadores do Ceasa", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.