BLOG DO EDINHO SOARES: PAULO CÂMARA ASSUME COMPROMISSO DE CRIAR E FORTALECER POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

terça-feira, 5 de agosto de 2014

PAULO CÂMARA ASSUME COMPROMISSO DE CRIAR E FORTALECER POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS

Em reunião com entidades do setor, candidato recebeu sugestões para seu programa de governo


Em encontro com representantes de entidades ligadas aos direitos dos animais, nesta segunda-feira (4), o candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), assumiu o compromisso de criação e fortalecimento de políticas públicas relativas à causa. Membros da Rede de Defesa Animal de Pernambuco, que reúne 12 organizações, entregaram ao socialista uma série de sugestões. "Temos total compreensão da necessidade de políticas que coíbam os maus-tratos e o abandono dos animais. Vamos pegar essas contribuições e estudar a melhor forma de incluí-las em nosso Programa de Governo. Chegou o momento de enfrentar essa questão. Com planejamento e boas ideias, temos como avançar muito", afirmou.

Entre as medidas sugeridas pelas entidades estão a criação de uma secretaria estadual para tratar do tema; a construção de dois hospitais veterinários públicos; a aquisição de unidades móveis de castração e vacinação, para uma melhor cobertura, chegando às comunidades e famílias mais carentes; convênios com clínicas veterinárias para atendimento de animais em risco e esterilizações em massa, com métodos menos invasivos; uma delegacia especial para repressão de maus-tratos; e a instalação de Centros de Referência Animal, para acolhimento e resgate de animais em risco.

Também foi pedida a regulamentação da lei 14.139/2010, que proíbe a eutanásia de animais sadios e obriga as prefeituras a fazerem resgate, tratamento, esterilização e encaminhamento para adoção. Segundo estimativa dos defensores, uma política de esterilização em massa, que atinja 80% das fêmeas em situação de abandono, poderia fazer com que, em três ou quatro anos, a população de animais de rua fosse zerada.

Paulo afirmou que o Governo pode ceder áreas para a instalação dos centros de acolhimento. Ele lembrou já ter assumidocompromisso de fazer parcerias com prefeituras para o acolhimento de animais de grande porte abandonados ao longo das estradas. "O Estado possui áreas que podem ser destinadas a esses santuários ecológicos. Isso pode ser feito de maneira rápida e com custo baixo", apontou.

Gorete Queiroz, membro da Rede de Defesa Animal de Pernambuco, salientou que a "foi uma reunião extremamente positiva". "O candidato mostrou-se receptivo e empenhado em construir em Pernambuco uma política ampla de defesa dos animais, colocando a força do Estado para trabalhar por essa causa, atingindo resultados mais rápidos e concretos", comemorou a ativista, que também é candidata a deputada estadual pelo PSD.

Fotos: Aluísio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.