BLOG DO EDINHO SOARES: NACC PROMOVE CAPACITAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTOJUVENIL COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE OROBÓ/PE.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

NACC PROMOVE CAPACITAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER INFANTOJUVENIL COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE OROBÓ/PE.

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o (NACC) realizará entre os dias 18 e 26 de fevereiro, a Capacitação do Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil para os profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) de alguns municípios da II Gerência Regional de Saúde (II Geres). A iniciativa tem como objetivo habilitar os profissionais para identificar com rapidez os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e suas complicações.

Em média serão capacitados mais de 1.000 profissionais de saúde de nível médio e superior das cidades de Limoeiro, Salgadinho, Nazaré da Mata, Buenos Aires, Casinhas, João Alfredo, Bom Jardim, Orobó, Machados, Vicência, Lagoa de Itaenga e Lagoa do Carro. A capacitação é dividida em dois módulos: um para profissionais de nível médio (agentes de saúde, técnicos de enfermagem e auxiliar de consultório odontológico), este primeiro módulo está acontecendo no Portal de Inclusão e nível superior (médicos, enfermeiros e dentistas), acontece no Auditório da Secretaria de Saúde de Orobó.

SES quer agilizar diagnóstico de câncer infantojuvenil.
Cerca de 11 mil novos casos de câncer são registrados por ano em crianças e adolescentes de 1 até 19 anos no Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em Pernambuco, em média, mais de 4 mil crianças e adolescentes são internados e 135 morrem por ano devido a causas relacionadas a neoplasias. Os dados são preocupantes, mas pesquisas apontam que, aproximadamente, 80% das crianças e adolescentes acometidos com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
Com o objetivo de agilizar o diagnóstico dos casos oncológicos pediátricos, acelerando o início do tratamento da doença, o secretário de Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, assinou, nesta quinta-feira (24), termo de cooperação técnica com o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC).
A partir de março, mais de 21 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que atuam nas Equipes de Saúde da Família dos municípios de todas as Regiões de Saúde do Estado serão capacitados pelo NACC para identificar precocemente o câncer infantojuvenil e suas complicações.
“Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam aos centros especializados com a doença em estágio avançado. Por isso, os profissionais que atuam na Atenção Primária, e que estão mais próximos das famílias, são fundamentais para que possamos diagnosticar precocemente e, consequentemente, aumentar o percentual de cura desta doença”, ressalta o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. O secretário ainda afirma que é um desafio para a saúde pública ter um olhar para doenças que a sociedade brasileira ainda precisa combater, além de estar atenta as novas demandas, como o câncer e as doenças crônicas da infância.
“A parceria com a SES derá um respaldo maior para que nós do NACC possamos chegar mais perto das prefeituras”, ratificou a diretora-presidente do Nacc, Arli Pedrosa. A diretora explicou que o NACC ficará responsável pelas capacitações, enquanto a SES dará todo o suporte técnico para a realização das aulas, além de já ter a rede de saúde organizada para atender os meninos e meninas que efetivamente foram diagnosticados com câncer.
DOENÇA – Os tipos de câncer mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos) e os dos sistemas linfático e hematopoiético.  Os sintomas dos tumores infantojuvenis podem não diferir muito de doenças de menor gravidade, comuns na faixa etária. Por isso a importância do conhecimento da doença pelos profissionais de saúde.
NACC – Criado no Recife em 1985, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica, oferecendo abrigo, alimentação, assistência odontológica e transporte entre a instituição e os locais de tratamento para pacientes e seus acompanhantes.

Publicação/Blog do Edinho Soares – Reportagem: Secretaria Estadual de Saúde/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.