BLOG DO EDINHO SOARES: CAMPANHA CONTRA HANSENÍASE É LANÇADA EM OROBÓ

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CAMPANHA CONTRA HANSENÍASE É LANÇADA EM OROBÓ


 
O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Orobó, lançou, as ações de combate a hanseníase em alusão ao dia mundial de luta contra a doença.  
A Secretaria de Saúde do município realizará ações a partir de agora até o término da campanha. Serão oferecidas orientações sobre a doença, com distribuição de panfletos e coleta de sangue para diagnosticar a doença.  
A hanseníase é considerada um dos principais desafios da saúde pública e o diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas. O tratamento é um direito de todo indivíduo,  garantido pelo Sistema Único de Saúde. 
O programa de Controle da Hanseníase em Orobó está descentralizado na Secretaria de Saúde.

A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, que ataca os nervos e a pele, podendo ainda afetar outros órgãos como fígado, os testículos e os olhos. A doença tem tratamento e cura, mas com diagnóstico tardio e sem tratamento adequado, pode evoluir para graves deformações em áreas do corpo. Uma pessoa que apresente a forma infectante da doença e que esteja sem tratamento, poderá transmiti-la a outras pessoas com quem tenha contato direto e prolongado.  
Alguns sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, caroços e inchaços pelo corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.