BLOG DO EDINHO SOARES: TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

TERRA: CONSTRUINDO O MUNDO QUE QUEREMOS

Terra: construindo o mundo que queremos
Somos mais de sete bilhões de habitantes, espalhados por mais de 190 países em um planeta com uma área superior a 510 milhões de quilômetros quadrados, onde se falam mais de seis mil idiomas, além, é claro, de vários dialetos. Somos tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo, vivemos realidades e culturas distintas, mas queremos todos viver em um mundo melhor. Melhor para as crianças, para as mulheres, para os animais, para o meio ambiente, enfim, para o ser humano.
A cada dia que passa temos a certeza de que é preciso mudar. São mudanças de pensamentos e atitudes que proporcionarão melhores condições de vida para as populações ao redor do mundo. Por que de um lado temos crianças morrendo de fome e de outro vemos a obesidade infantil crescer assustadoramente? Por que se joga tanta coisa no lixo em alguns países, enquanto em outros a população mal tem o que vestir? São questionamentos como este que nos fazem pensar se “estamos sendo a mudança que desejamos para o mundo” (Gandhi).
Como bem disse o escritor russo Liev Tolstói: "Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”. Mas nós, os Escoteiros do Brasil, pensamos e queremos mudar. Inspirados pelo programa The World We Want (o mundo que queremos) da Organização das Nações Unidas (ONU), pelos objetivos da Carta da Terra e pelas palavras de Gandhi e Tolstói, elegemos nosso tema anual e traçamos nossos objetivos para 2014. “Terra: construindo o mundo que queremos”: é este o norte da instituição no desenvolvimento de suas atividades durante o ano de 2014.
Queremos construir um mundo melhor e para isso contamos com a ajuda dos mais de 80.000 escoteiros e escoteiras de todo o Brasil, divididos em mais de 1.100 grupos espalhados pelas capitais, pelas cidades do interior, pelo litoral e pelo sertão. Acreditamos que juntos somos capazes de somar esforços para diminuir fronteiras e distâncias, a fim de que possamos tornar este planeta um lugar mais justo, onde todos se sintam respeitados e livres para viverem da maneira como se sentem melhor. Onde todos tenham seus direitos assegurados e coloquem em prática sua cidadania plenamente.
Em um trecho da Carta da Terra lê-se: “Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações”.

Nós, como uma instituição centenária e como o maior movimento de jovens do mundo, temos a capacidade de mobilizar um grande número de pessoas de todo o país, para que não só os Escoteiros do Brasil façam sua parte, mas para que demais grupos e entidades parceiras também sigam nosso exemplo e nos auxiliem na construção do mundo que queremos. Além disso, podemos oferecer nossa experiência em serviços comunitários e contribuir para que toda a sociedade brasileira caminhe junto por um só ideal: construir um planeta melhor para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.