BLOG DO EDINHO SOARES: CONCURSO DESPERTAR PARA CIÊNCIA

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CONCURSO DESPERTAR PARA CIÊNCIA

Escola de Referência Abílio de Souza Barbosa
Concurso de Redação
 
CONCURSO DESPERTAR PARA CIÊNCIA

O papel do pensamento científico num país democrático


BRASIL: CIÊNCIA SE CONSTRÓI COM DEMOCRACIA
Boa parte da população ainda não tem acesso aos avanços científicos. Várias descobertas estão restritas ainda, a um pequeno segmento da sociedade, o que evidencia nesse contexto um paradoxo num país democrático.
No entanto a ciência deve promover o bem estar social e a melhoria das condições de vida de todo ser humano. Dessa forma o papel do pensamento científico contemplaria a real necessidade para compreender a complexibilidade dos problemas sociais na perspectiva necessária de integrar os quatro eixos: ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
A valorização de atividades de iniciação científica na vida do jovem, torna-se essencial na medida em que criam condições para o desenvolvimento da curiosidade intelectual e do senso crítico para a plena formação do cidadão.
Nos países desenvolvidos a iniciação científica é estimulada desde as primeiras séries, resultando em grande avanços, nesse sentido é indispensável no Brasil maiores investimentos na área de educação para a preparação de uma sociedade autônoma e capaz de dominar os instrumentos do conhecimento científico

Aluno: Ronaldo da Silva Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.