BLOG DO EDINHO SOARES: INÍCIO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS EM OROBÓ/PE.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

INÍCIO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS EM OROBÓ/PE.


VEREADORES: M. Mariano, Zé Jaca e Jairo.

A 1ª reunião da Câmara Municipal de Orobó. Aconteceu em 01 de Janeiro/2013. Dando assim, inicio aos trabalhos legislativos. A referida sessão foi excelente e contou com a participação de (10) vereadores. Onde ocorreram vários debates importantes para a população oroboense. Sob a coordenação e presidência do vereador BIU ABREU. A mesma teve inicio às 16:30h;  e terminou às 19h.

ORDEM DO DIA: Na ordem do dia o presidente (BIU ABREU) solicitou ao secretário (ÁLISSON) que proferisse a leitura de uma Moção de Pesar e dos requerimentos. Assim foi feito, posto em discussão e aprovação. A Moção de Pesar e os requerimentos foram apresentados pelo vereador Manuel Mariano "O HOMEM DA VIOLA". Os vereadores comentaram positivamente os requerimentos apresentados e os aprovaram por unanimidade.

MOÇÃO DE PESAR: A Moção de Pesar foi pela perda de MARIA FRANCISCA DE OLIVEIRA (D. MARIQUINHA) do sítio Jati/Orobó, que faleceu na madrugada do dia 31 no Hospital da Restauração/Recife, e sepultada neste mesmo dia no Cemitério de Matinadas. A qual foi uma excelente Mãe, amiga e querida por todos da comunidade.

Requerimentos:

ASFALTO DA CIDADE: O vereador Manuel Mariano (PP) apresentou requerimento solicitando ao Exmº Sr. Prefeito Cléber Chaparral (PSD) que seja feito o asfalto da Cidade de Orobó. De CADUDA À RUA DO CEMITÉRIO. 
Na sua explanação salientou que a cidade ficará muito mais bela e aconchegante quando estiver toda asfaltada. Igualmente as cidades circunvizinhas.

ÁGUA ENCANADA: Manuel Mariano apresentou outro requerimento pedindo ao Exmº Sr. prefeito do Município que seja resolvido o problema da Água da comunidade Ribeiro/Jati. Pois, lá havia um MOTOR jogando água de um poço para uma cisterna e o mesmo desapareceu e a população ficou prejudicada e está indo buscar o liquido precioso num balde ou numa lata à longa distância e na cabeça. Disse ainda que é importante que a Prefeitura Municipal de Orobó, coloque água encanada nas casas dessas famílias quando for possível. Haja vista ser uma localidade importante e de um povo trabalhador, porém, sofrido.

AMBULÂNCIAS: Mais um requerimento apresentado por Manuel Mariano, debatido e aprovado pelos colegas. Foi acerca da SAÚDE. O parlamentar requereu do Exmº Sr. prefeito Chaparral 04 (quatro) AMBULÂNCIAS. 01 (Uma) para a comunidade de FEIRA NOVA, outra para o distrito de MATINADAS, mais uma para o distrito de CHÃ DO ROCHA e por fim uma para o distrito de UMBURETAMA.

SANEAMENTO BÁSICO: Visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. O nobre vereador Manuel Mariano apresentou um requerimento solicitando do Exmº Sr. prefeito Chaparral que seja feito o saneamento básico das comunidades de: MATINADAS E FEIRA NOVA. O vereador esclareceu que o esgoto corre a céu aberto nas ruas de Feira Nova e isso é prejudicial à saúde humana. Como também em Matinadas não é diferente. Principalmente na Rua que dá acesso a quadra poliesportiva.  O esgoto corre para dentro do açude do Sr. Zé de Lena há bastante tempo e o reclame é geral.

TELEFONIA MÓVEL: O Homem da Viola, apresentou um requerimento pedindo ao Sr. prefeito todo empenho no sentido de lutar junto as empresas de telefonia Celular para edificar uma TORRE na cidade de Orobó e uma outra na região de MATINADAS, FEIRA NOVA E CHÃ DO ROCHA. Para atender aquela população de: Mulungu, Água Branca, Chã do Pau D'arco, Gameleira, Fantasia  Esfola Bode, Jussaral, João Gomes, Jati, Ribeiro, Chã de Viração e demais.

PÉSSIMO SINAL DA TIM: Manuel Mariano afirmou que a cidade de Orobó sofre com o péssimo sinal da Operadora TIM que inclusive não é de Orobó, e, sim, da cidade vizinha de Bom Jardim. E isso não pode permanecer como está. É preciso que algo seja feito e procuremos outras operadoras, pois, a nossa cidade cresce a cada dia e a comunicação é algo imprescindível nos tempos de hoje. 

PRESENÇA: Nesta sessão o vereador Manuel Mariano teve a honra de registrar a presença do seu amigo Pastor Evandro - secretário de gabinete do também seu amigo - Argemiro Pimentel - prefeito da cidade de Machados e do seu fiel amigo NATAL - líder da comunidade Umburetama/Orobó.

COLETOR DE LIXO: Usando da palavra "O Homem da Viola" pediu ao Sr. prefeito que viabilizasse um COLETOR DE LIXO para a comunidade de Chã do Pau D'arco que vem a bastante tempo sofrendo a cerca desta deficiência. Como também pediu que assim que for possível a prefeitura coloque água encanada nas casas das famílias da citada localidade.

PARABÉNS! O vereador Manuel Mariano deu o parabéns ao Sr. prefeito, ao Vice-prefeito e a toda equipe da P.M.O,  pela limpeza que foi feita na cidade e nos distritos, pelo conserto que fora feito nos veículos da prefeitura e que estão funcionado, pelas 03 (três) Ambulâncias da prefeitura que estão a disposição da população durante 24h; em frente ao Hospital Severino Távora, com os seus respectivos motoristas, o desejo do prefeito Chaparral em ajudar o Hospital com transparência, pela equipe médica que foi implantada nos 10 (dez) PSF's, pelo médico de Fisioterapia que irá atender na comunidade de Feira Nova 02 (duas) vezes por semana, pelas 09 (nove) equipes de Saúde Bucal com dentistas funcionando a partir  desta segunda-feira dia (04), a parceria com a associação Altino Ventura/prefeitura na viabilização para que as cirurgias de Catarata seja feitas na cidade de Orobó, pelo projeto de MAMOGRAFIA para as mulheres a partir dos 40 anos na Nova Imagem - Limoeiro, por acabar com a novela do FORA DE ÁREA no posto de Saúde de Matinadas, pelo pagamento efetuado aos servidores e pela excelente intenção de elaborar um calendário de pagamento para o funcionalismo público, reposição/conserto do calçamento em várias ruas da cidade e etc.

ÓTIMA ESCOLHA: O vereador Manuel Mariano fez questão de parabenizar o prefeito (Chaparral) pela excelente escolha do seu secretariado e os parabenizou nominalmente e desejando-os sucesso!

Professora Assunção Baracho - Secretária de Educação
Drª Ana Cristina - Secretária de Saúde
Professora Juliana - 1ª Dama e Secretária de Governo
Danilo - Secretário de Obras
Zé Maria - Secretário de Finanças
Junior de Zé Maria - Secretário de Administração
Paulo Brito - Secretário de Agricultura
Professora Joseane Abreu - Secretária de Assistência Social.

A todos (as) desejou boa sorte e muito sucesso na nova missão assumida.

TÍTULO DE CIDADÃO: No grande expediente o vereador Manuel Mariano solicitou ao Exmº Sr. presidente da Câmara Municipal - vereador BIU ABREU que se possível marcasse uma sessão solene para a entrega dos títulos de cidadão oroboense. Dentre eles está o nosso querido Pe. José Rogério - Pároco de Orobó. O qual está sendo transferido para outra cidade e na visão do vereador seria ótimo que o mesmo recebesse esta honraria antes da sua partida. Na ocasião o Sr. presidente não se opôs e salientou que vai estudar a sugestão com a mesa diretora da casa.

ELOGIOS: Sobre o Pe. Rogério, o vereador teceu elogios a sua pessoa e a sua estada em Orobó, durante todos esses anos levando a palavra de DEUS a todos os fiéis católicos, com o seu jeito simples, humilde e humano de ser. Cumprindo fielmente o seu papel de sacerdote. Como também fez questão de salientar que sempre foi amigo e seguidor dos Padres que por Orobó passaram. Há exemplo: do Monsenhor José Maria de Araújo, Pe. Israel Silvestre, Pe. Marcos Lucena e hoje, Pe. José Rogério de Souza Quirino. Concluiu, dizendo que todos estão de braços abertos para recebermos o novo PADRE assim que o Senhor Bispo Diocesano - Dom Severino Batista, marcar a data com as mesmas alegrias que recebemos os demais.

OBS: 

Todos os vereadores podem apresentar requerimentos e etc. E o prefeito atende se quiser e puder. Como já aconteceu com ex-vereadores no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.