BLOG DO EDINHO SOARES: PSB CONSEGUE FINCAR SUAS 30 ESTACAS

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

PSB CONSEGUE FINCAR SUAS 30 ESTACAS


Por: Inaldo Sampaio | Em: Fogo Cruzado, Pernambuco

Coluna Fogo Cruzado – Folha de Pernambuco – 3 de outubro.

Antes do início da campanha de prefeito, o governador Eduardo Campos estabeleceu uma meta para o Partido Socialista Brasileiro, do qual é o presidente nacional: eleger 30 prefeitos de sua absoluta confiança e com os quais poderá contar, estando no governo ou na oposição. As pesquisas estão mostrando que o objetivo será alcançado face o favoritismo do partido em cidades da área metropolitana, da zona da mata, do agreste e do sertão. E sem enfraquecer os partidos aliados.
Na área metropolitana, o partido é favorito no Recife (Geraldo Júlio), Cabo (Vado da Farmácia), São Lourenço da Mata (Ettore Labanca), Moreno (Adilson Filho), Paulista (Júnior Matuto) e Camaragibe (Demóstenes Meira). E está no jogo em Igarassu com Severino Ninho, e em Abreu e Lima com Jerônimo Gadelha. Em Jaboatão e em Ipojuca indicou os vices, Heraldo Selva e Pedro Mendes, respectivamente. E será sócio, em Olinda, de uma eventual vitória do prefeito Renildo Calheiros.
Também estão na lista, entre outros, Alexandre Arraes (Araripina), Marcones Sá (Salgueiro), Rorró Maniçoba (Floresta), José Patriota (Afogados da Ingazeira), Anne Lira (Custódia), José Mário (Carnaíba),Evandro Chacon (Pesqueira), Sebastião Rufino (Bom Jardim), Zé Aglailson (Vitória),  Sandoval Cadengue (Brejão), Cleide Ferreira (Sertânia), Eduardo Coutinho (Água Preta), Severino Otávio (Bezerros), José Vanderley (Brejinho), Arquimedes Nunes (Itapetim) e Fernando Filho (Petrolina).
A precaução – Uma aparição de Eduardo Campos na TV pedindo aos eleitores do Recife para elegerem Geraldo Júlio (PSB) no 1º turno poderia surtir o efeito desejado, mas o apelo não será feito por precaução. É que se a decisão ficar para o 2º isso poderia ser encarado como derrota.
A estrela – Mesmo já tendo sido condenado pelo STF no processo do mensalão, o ex-deputado Pedro Corrêa é presença constante (e muito festejada, diga-se de passagem) na campanha do Brejo da Madre de Deus, onde a filha, Clarice (PP), é a vice do prefeito Édson Souza (PTB).
As famílias – Por mais que os candidatos a prefeito de Olinda digam que não pretendem envolver “família” em suas campanhas, isso já se tornou rotina nesta reta final. O prefeito Renildo (PCdoB) inseriu no debate a sua antecessora, Jacilda, mãe da candidata Izabel (PMDB), e é citado pelo candidato Armando Sérgio (DEM) como sendo dos “Calheiros” de Alagoas.
A atenção – Ponte dos Carvalhos, distrito do Cabo, tem mais eleitores que muitas cidades de Pernambuco: 80 mil. Daí os candidatos a prefeito Vado da Farmácia (PSB) e Betinho Gomes (PSDB) darem atenção especial à localidade. Vado tem residência fixa lá e realizou ontem uma caminhada com a presença do governador. E Betinho fará lá o seu comício de encerramento.
Na lista – O senador Armando Monteiro incluiu Belo Jardim na lista das cidades “estratégicas” para o PTB porque o candidato do partido à prefeitura, Dr. Maneco, apoiado pelo ex-prefeito Cintra Galvão, disputa voto a voto com João Mendonça (PSD) e Andréa Mendonça (DEM).
A rinha – Decano da Assembleia Legislativa, Henrique Queiroz (PR) nunca disputou eleição majoritária em sua cidade, Vitória. Mas em 2011 transferiu o domicílio para Passira a fim de concorrer à prefeitura. Largou bem, mas teria sido ultrapassado por Severino Silvestre (PSDB).
A réplica – De Vavá Rufino (PSDB), candidato “sub judice” a prefeito de Moreno, sobre seu opositor Adilson Filho (PSB) ter lamentado sua saída do páreo pelo desejo que tem de “surrá-lo” nas ruas: “Entrei hoje (ontem) com recurso no TSE e serei candidato. Mas se Dilsinho tem tanta certeza na vitória, por que fez acordo com a cúpula do meu partido para tirar-me do jogo?”
3º lugar – A médica pernambucana Maridite Brito (PSDB) está na 3ª colocação como candidata do PSDB à prefeitura de Diadema (SP). Ela é casada com o ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal, José Augusto Ramos (PSDB), que disputa um mandato de vereador. O 1º colocado é o petista Mário Reali.
O final – Pegou fogo a disputa em Ipojuca entre os candidatos Carlos Santana (PSDB) e Romero Sales (PMDB). O tucano fez ontem um comício em Nossa Senhora do Ó (distrito) com a presença de Eduardo Campos e o peemedebista fará amanhã, no mesmo local, o seu comício de encerramento.

Opinião deste Blogueiro:

Kd o nome da candidata de orobó?

Ela não é prioridade do Governador? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.